Casa

Seguro Fiança: como funciona e quais são as principais dúvidas

2 de outubro de 2024

O seguro fiança é basicamente a substituição de um fiador, pois em muitos casos, o locador não possui um. Com isso, um valor é cobrado para que, caso o contrato do aluguel seja quebrado, este seguro cobre todas as despesas, sendo assim, ele trará benefícios para ambas as partes.

Continue a leitura para saber como ele funciona, seus benefícios e as principais dúvidas sobre o seguro fiança.

Como funciona o seguro fiança

Normalmente, o valor cobrado pelas seguradoras e administradoras é de um aluguel e meio, ou seja, caso ele seja de R$ 2.000, 00, o seguro fiança será de R$ 3.000,00. Mas fique tranquilo, atualmente, este valor é dividido em até 12 vezes e o prazo do seguro é o mesmo do aluguel.

Desse modo, a pessoa pagará o aluguel mais o valor mensal do seguro, garantindo o fechamento do contrato e sem ter que ir atrás de um fiador. Veja quais sãos os documentos necessários para ter o seguro fiança:

  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Declaração de renda para quem deve fazê-lo;
  • Três últimos extratos bancários para quem é autônomo;
  • Carteira de trabalho e três últimos holerites, no caso de empregados CLT.

O valor do seguro fiança varia conforme o histórico de crédito do inquilino. Já o seu pagamento pode ser feito no cartão de crédito, boleto, à vista e no PIX. Tanto o aluguel residencial quanto o comercial aceitam o seguro fiança.

Vantagens do seguro fiança

  • Garantia para o locatário, caso o inquilino saia e deixe despesas;
  • O seguro fiança substitui o fiador, deixando o locador tranquilo e com segurança de que o contrato será fechado, claro que se o histórico de crédito permitir o seguro.

Principais dúvidas sobre o seguro fiança

Como dito no outro tópico, o seguro fiança é uma garantia para o locatário e traz tranquilidade para o locador. Algumas pessoas têm dúvidas sobre este tema, portanto, trazemos as principais, confira:

O que ocorre se houver inadimplência no seguro fiança?

O valor do seguro se torna uma cláusula do contrato, ou seja, caso ele não seja pago e o locador não acerte a dívida, o proprietário pode pedir o imóvel.

No final do contrato, o valor do seguro fiança é devolvido ao locador?

Não, o valor não é devolvido, o seguro é feito somente para cobrir possíveis despesas.

Caso desista, posso utilizar o seguro fiança para outro imóvel?

A aprovação do seguro fiança é feita com as informações de um determinado imóvel e pelo histórico do inquilino, dessa forma, não é possível usá-lo para outro aluguel.

Podemos concluir que o seguro fiança é uma ótima opção para ambas as partes da locação. Independente se ele será usado para imóvel comercial ou residencial, é uma vantagem optar por ele.

Conheça as melhores opções de imóveis residenciais e comerciais em nosso site. Temos experiência no mercado desde os anos 70, sempre com uma equipe de gestores e colaboradores eficientes.

Somos protagonistas no mercado de locações na capital do Estado, sendo uma das líderes do mercado. Além disso, realizamos consultoria imobiliária, administração de imóveis e possuimos cobertura jurídica através de advogados.

Faça uma cotação agora mesmo!